26 de outubro de 2014

TUTORIAL: Como acelerar a conexão 3G do seu Android


Todos, ao menos uma vez na vida, já tiveram os olhos grudados na barra de download lento ou na rodinha de carregamento do navegador. Os mais sortudos têm problemas esporádicos de lentidão do próprio smartphone. Outros (a maioria) devem tolerar a raquítica conexão 3G e seus atrasos. Felizmente, um membro do XDA Developers chamado bahathir pode ter achado a solução definitiva.


O que é?

O truque se baseia na modificação de um arquivo que contém as configurações da internet usadas pelo nosso dispositivo no momento da conexão. Através dessa intervenção, habilitaremos o protocolo de compressão de dados Van Jacobson TCP/IP e, por consequência, teremos um incremento de velocidade na conexão 3G (muitos usuários relataram que a velocidade dos downloads e uploads dobrou). Infelizmente, tal característica pode não ser suportada por todas as operadoras de redes móveis.


Requisitos:
  • Permissões de Root.
  • Ter baixado o arquivo options.7z: ele contém o arquivo que devemos copiar numa pasta de sistema, com as modificações necessárias para o processo.
  • ES Explorador de Arquivos (ou equivalente): um gerenciador de arquivos com permissões de root para poder entrar nas pastas de sistema e mudar as permissões dos arquivos.
Tutorial:
1- Baixe o Arquivo options.7z, agora descompacte;

2- Transfira o arquivo options para seu cartão SD;

3- Instale e abra o ES File Explorer (ou equivalente) e conceda-lhe permissões de root (menu > Root Explorer > ON > confirmar).

4- Agora pelo gerenciador de arquivos (Es File Explorer (ou equivalente)) copie o arquivo na pasta (dispositivo) “/system/etc/ppp” e cole dentro dela o arquivo options;

5- Aperte em / Dispositivo

6- Procure pela pasta sytem;

7- System > etc

8- Sytem > etc > ppp

9- Cole aqui o arquivo;

10- Agora aperte em cima do arquivo options ate que ele fique selecionado e aperte em mais;

11- Aperte em propriedades

12- Vá na opção: Permissões e aperte em alterar;

13- Deixe desse mesmo jeito. Ativar as três permissões em Leitura (proprietário, grupo, outro),desativar as três em Escrita e ativar as três em Execução. Clicando em Ok, ao lado dasPermissões, você deve encontrar escrito “r-x r-x r-x”;

14- Reinicie seu dispositivo 

Pronto! Graças a esse procedimento você poderá ter uma velocidade maior de download e upload com a conexão 3G ativa!

Teste
Para verificar “no papel” o aumento da velocidade, basta instalar o aplicativo Speedtest.net e executar alguns testes antes e depois do processo.

Nota: aconselho fazer diversos testes antes de tirar uma conclusão definitiva, pois os resultados podem variar de acordo com a situação do servidor.

Problemas
Se notar problemas na conexão ou nenhuma melhora após o processo, você poderá revertê-lo simplesmente apagando o arquivo "options" copiado anteriormente na pasta “/system/etc/ppp”.

Um comentário:

  1. Ei vc e o igor do grupo do eu amo lg e405 oq gosta de apenas um show se for me passa seu numero

    ResponderExcluir

Por favor, seja educado e nao poste, divulgação de outros blogs, palavrões, insultos ou qualquer outro tipo de linguagem que possa ofender, caso contrario, os comentários serão excluídos.