13 de março de 2014

Tutorial - Deixe o seu Android mais rápido!



Assim como um computador, quanto mais você utiliza o aparelho Android, mas suscetível a travamentos, perda de desempenho e consumo de memória exagerado ele fica. Não é raro utilizar um smartphone e perceber quedas bruscas no desempenho do aparelho.


Para dar um boost em seu celular,você pode utilizar o Auto Memory Manager. A ferramenta é capaz de gerenciar automaticamente todos os aplicativos que estão solicitando parte da memória do dispositivo, liberando espaço e deixando-o mais rápido podendo até poupar sua bateria.


Controle de memória
O software divide os aplicativos em 6 tipos diferentes, possibilitando que você confira exatamente qual a categoria do aplicativo está consumindo mais memória do seu dispositivo.

São eles:
Aplicativos visíveis: aplicações que
são visíveis ao usuário, mas não estão rodando em primeiro plano;

Servidor Secundário: aplicativos e serviços que estão rodando no background do sistema. Neste grupo estão inclusos o Iniciador e Sense UI;

Aplicativos escondidos: aplicativos que não estão visíveis, mas estão rodando no background;

Content Provider: processa as aplicações que requerem dados de conteúdo, tais como os aplicativos de Calendário e Contato;

Aplicativos Vazios: aplicativos que estão em modo de espera, não realizando ação alguma.

A partir dessas informações você pode determinar padrões para cada grupo de aplicativos pré-definidos.
Por exemplo, limitando o espaço de memória reservado aos Aplicativos Vazios a 40 MB, caso a memória do celular caia abaixo dos 40 MB, então o sistema irá eliminar os aplicativos vazios para liberar memória.

Existem 3 padrões de controle:
Agressive: a mais alta das configurações, a qual libera mais espaço no dispositivo;

Mild: configurações médias.para liberar espaço na memória;

Default: mantém as configurações do seu dispositivo Android original.

No método padrão, os aplicativos vazios são os primeiros a serem eliminados quando a memória disponível cai abaixo de 40 MB.
Aplicativos em primeiro plano recebem prioridade máxima, sendo fechados somente caso a memória disponível seja menor que 6 MB.

Você pode mudar essas configurações como quiser. No software, você também consegue visualizar detalhadamente todos os processos que estão rodando no dispositivo, juntamente como o nível de prioridade de memória (Out of Memory priority - OOM) para cada serviço. Nele, também é possível visualizar todos os softwares associados a cada serviço executado.


(Download Auto Memory Manager v2.2 Apk)



COMO USAR NO APARELHO SEM ROOT:
No Auto Memory Manager selecione uma das três opções "Aggressive", "Mild" e "Default" ou manualmente e click em "Apply" e pronto.


COMO USAR NO APARELHO COM ROOT:
No aparelho com root você pode usar o mesmo acima do aparelho sem root ou pode usar essa maneira só com root, aperte opções e click em "Preferences" e marque a opção "Auto clean up" agora volte nas opções e click em "Advanced" agora é só colocar a numeração que dezejar e aperte "Apply". Recomendo colocar nas numerações até 9999 mais do que isso podera dar defeitos no android.


AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO NOS JOGOS E APPS:
Em um período curto, é difícil medir o quanto um aplicativo como esse melhora ou não a maneira que um Android roda. Eu tive rodá-lo por uma semana. Testei se o meu smartphone teve melhor desempenho com o Auto Memory Manager, ele disparando todos os apps que tenho rodando ao mesmo tempo: Spotify, Twitter, Facebook, Alarme, Email e também jogos com gráficos pesado, que eu amo jogar.
Esses jogos normalmente congelavam e travavam todos os e apps típicos que eu tenho rodando.

A experiência de jogo foi decente com o Auto Memory Manager rodando. Travou apenas umas vezes, isso claramente pode ser atribuído ao código do jogo, mas ele travou menos do que eu estava acostumada a ver. Essa melhoria me leva a crer que o Auto Memory Manager entrega algum nível de melhoria no desempenho do sistema.


COMENTE SE TIVER ALGUMA DUVIDA OU SE GOSTOU.

0 comentários:

Postar um comentário

Por favor, seja educado e nao poste, divulgação de outros blogs, palavrões, insultos ou qualquer outro tipo de linguagem que possa ofender, caso contrario, os comentários serão excluídos.